Um EPIRB é um Emergency Position Indicating Radio Beacon, é usado como um sistema de alerta de socorro, o que indica às autoridades SAR a identidade e a posição de uma pessoa ou de um navio, que está em grave perigo e requer assistência imediata.

Simrad EG50 EPIRB

EPIRB amostra

Registro Obrigatório

Cada EPIRB é pré-programado com uma identidade única antes de chegar ao cliente. Isto é feito pelo fabricante ou, em alguns casos, no distribuidor. A identidade inclui um código do país de 3 dígitos. Este é o país que assume a responsabilidade de armazenar os dados de registo desse EPIRB em especial. Na maioria dos casos este é o país em que o navio está registrado. O país que o EPIRB é programado pode ser encontrado no seu rótulo de identidade, onde geralmente todas as marcações são necessárias, exceto o nome do navio. A marcação do nome do navio é de responsabilidade do cliente. Cliente deve registrar seu EPIRB com as autoridades competentes no seu país. Tudo o que ele tem a fazer é obter detalhes completos de seu navio e fornecer os números de contato nos formulários pré-impressos com a identidade de seu EPIRB. Quando ele tiver preenchido o formulário, ele pode optar por enviar por fax ou e-mail-lo e aguardar a confirmação.

EPIRB identity label
EPIRB amostra da etiqueta de identidade

O EPIRB não deve ser transferido de navio para navio, sem informar a autoridade de registro apropriado.

Componentes do EPIRB

Os componentes de um EPIRB são:

  • Antenna; ele deve ser quase vertical quando em modo de operação (transmitindo),
  • Sea switch; ativa o EPIRB automaticamente quando submerso na água,
  • Activation switch; permite ativar manualmente o EPIRB,
  • Test button; permite ao usuário executar sequências de testes para verificar a disponibilidade do EPIRB,
  • Lanyard; o cabo é usado para amarrar o EPIRB a um bote salva-vidas,
  • Strobe light; quando o EPIRB é ativado ele irá piscar e dar uma ajuda visual para a unidade SAR,
  • LEDs and buzzer; são usados ​​para mostrar que o modo que o EPIRB se encontra, e o resultado das sequências de teste EPIRB,
  • alimentação da bateria interna que dura pelo menos 48 horas (transmissão),
  • A posição GPS , porêm não são todos os modelos que iniciam a operação SAR instantaneamente.

Os EPIRBs podem ser portátil, capaz de ser ativado manualmente, ou eles devem ser capazes de ser ativado automaticamente sem qualquer intervenção do operador.

Ativação manual dos EPIRBs

O EPIRB manual são adequados para instalação em embarcação de lazer, por exemplo a vela ou pequeno barco de pesca. Eles normalmente são fornecidos com um suporte de montagem, mesmo eles desmontados, normalmente eles também possuem o "carry safe" colarinho removível que ativa o EPIRB assim que cairem ao mar.

EPIRB in carrysafe collarEPIRBs removable collar

EPIRB "carry safe" com colarinho removível, esta seta está mostrando o ímã na gola removível que realmente ativa o interruptor ao cair no mar

EPIRBs Ativado Automaticamente

EPIRB automaticamente ativado deve ser utilizado em navios abrangido pela Convenção SOLAS, por exemplo navio de cruzeiro, navios mercantes ou navios petroleiros. Eles são fornecidos com um invólucro de plástico em que o interruptor do EPIRB é ativado.O gabinete de plástico contém uma alavanca de mola que empurra automaticamente a tampa da caixa para fora e libera o EPIRB se o navio se afundar. Esta ejeção automática é controlada por um dispositivo chamado de HRU (Hydrostatic Release Unit) que vai liberar automaticamente o EPIRB quando a profundidade de 4-5 m é atingida. No momento em que ele flutuar livre na superfície, permite que ele seja ativado pelo interruptor.

EPIRB HRU

O exemplo de um HRU montado na base do compartimento (sob a alavanca e o HRU é visível com a mola comprimida)
EPRIB automatic release sequence

Seqüência de liberação automática do EPIRB

O que acontece quando um EPIRB é ativado

Quando um EPIRB é ativado em caso de emergência e começa a transmitir sinais de rádio, que inclui também o seu número de identificação. Os sinais de rádio são detectados e processados ​​pelo satélite que encaminha a mensagem com o número de identidade e posição para o MRCC mais próximo (MMaritime Rescue Coordination Centre). O MRCC, então, decodificar o código do país e apartir desta mensagem. Depois disso, eles terão acesso ao banco de dados de registro deste país e esperam encontrar detalhes do navio e a quem pertence o EPIRB, e o seu equipamento e quem contactar. Se eles não conseguem encontrar essa informação, isso pode retardar qualquer resgate. Então, eles iniciarão a operação SAR. O navio SAR / helicóptero / avião envolvido na operação tentará encontrar o EPIRB com base no que o sinal de rádio indica a direção nos equipamentos.

Você pode encontrar a visão geral técnica detalhada sobre o que acontece quando um EPIRB é ativado no próximo capítulo.

O acondicionamento do EPIRB

O suporte do EPIRB ativado manualmente deve estar situado à vista perto de uma saída de emergência.

O gabinete do EPIRB que é ativado automaticamente, deve estar situado em local claro no navio, por exemplo, sobre a asa da ponte ou no "Monkey Island" acima da ponte, porque é fundamental você escolher uma posição onde o EPIRB quando for liberado irá ficar preso por saliências, antenas e assim por diante, se o navio afundar.

Ao escolher uma posição de montagem adequada, você também deve considerar:
  • A facilidade de acesso em caso de emergência.
  • Monte pelo menos 1 m de qualquer equipamento como bússola.
  • Monte pelo menos 2 m de qualquer antena radar.
  • Evite impacto direto das ondas.
  • Evite posições com espaço insuficiente para ejeção da tampa e
    manutenção
    .
O EPIRB é geralmente fornecido com uma placa de instrução auto-adesivo que deve ser montada ao lado do EPIRB de modo que é facilmente visível em uma emergência.
EPIRB instruction plate
Um exemplo de uma placa de instruções

Etiqueta de Sinalização IMO EPIRB de Segurança, poderia ser usado para mostrar o local do EPIRB.

IMO EPIRB Safety Sign

IMO EPIRB sinalização de segurança

Os requisitos da Convenção SOLAS

Embarcações SOLAS deve levar um COSPAS-SARSAT EPIRB operando em 406 MHz e 121,5 MHz. Sinais de rádio em 406 MHz são utilizados para fins de detectar a localização da vítima (isso é explicado em detalhes no próximo capítulo), enquanto que os sinais de rádio em 121,5 MHz são usados ​​para fins de encaminhamento pora a embarcação / helicóptero / avião SAR envolvido na operação, que está tentando encontrar o EPIRB com o equipamento de RDF (radio direction finder) .

De acordo com os requisitos de eficiência da Convenção SOLAS, o EPIRB estão equipados com uma bateria, com uma capacidade de trabalho de 48 horas (transmissão de tempo).

Last modified: Saturday, 25 April 2020, 7:50 PM