- EPIRB – Emergency Position Indicating Radio Beacon (Marítimo)
- ELT – Emergency Locator Transmitter (Aéreo)
- PLB – Personal Locator Beacons (Terrestre)
Segmento espacial COSPAS-SARSAT
COSPAS-SARSAT sistema utiliza pacotes de SAR em satélites (LEOSAR) Low-altitude Earth Orbit e (GEOSAR) Geostationary Earth Orbit.
LEOSAR e GEOSAR satélites na COSPAS-SARSAT Sistemas
LEOSAR
A configuração do sistema LEOSAR compreende de quatro satélites, dois COSPAS (Rússia) e 2 SARSAT (EUA, Canadá e França) perto da órbita polar Norte-Sul, com um período orbital de aproximadamente 120 minutos. As órbitas desses satélites são organizadas para fazer a varredura de toda a superfície da Terra. Os satélites visualizam uma área da terra mais de 6000 km de largura à medida que orbitam o mundo, dando um campo de visão instantânea footprint (como a iluminação a partir de um feixe de luz) sobre o tamanho do continente.
LEOSAR caminho do satélite e footprint
A cobertura não é contínua, devido ao período orbital do satélite. Pela natureza das órbitas polares, o tempo de espera para a detecção, pode ser maior nas regiões equatoriais do que em latitudes maiores, em média, é de 45 minutos.
Quando o sistema detecta o Alerta de socorro LEOSAR , calcula a posição do evento de Distress utilizando as técnicas de processamento de Doppler. O processamento Doppler baseia-se no princípio de que a frequência do sinal de emergência, "ouvida" pelo instrumento do satélite, é afetado pela velocidade relativa do satélite com respeito à baliza. Através da monitorização da variação da frequência do sinal da baliza recebida e conhecendo a posição exata do satélite, o sistema LEOSAR é capaz de calcular a localização da baliza com uma precisão dentro de 5-10 km.
GEOSAR
A configuração do sistema GEOSAR é composto por 4 satélites geoestacionários localizadas a cerca de 36000 km acima da linha do Equador, em diferentes linhas de longitude, dando um footprint instantâneo de toda a superfície da Terra entre 70 Norte e 70 Sul.

GEOSAR áreas de cobertura
Em contraste com os satélites LEOSAR os satélites GEOSAR proporciona uma cobertura contínua apenas de uma porção maior da terra entre 700 Norte e 700 Sul com a capacidade de alerta imediato, mas não pode determinar o local do evento de socorro, porque eles são sincronos, com à terra, por isso eles não podem usar técnicas de processamento Doppler. O local do evento de distress deve ser tanto:- adquirida pela baliza através de um sistema interno de fixação de posição externa, por exemplo, GPS ou GLONASS, e codificado na mensagem de beacon, ou
- derivado, com um possível atraso, a partir do Sistema LEOSAR.
Capacidade e comparação do LEOSAR e GEOSAR
|
LEOSAR |
GEOSAR |
informação de localização |
utilizando técnicas de processamento de Doppler | disponível somente se codificados em mensagem beacon |
precisão
|
+/- 5 km |
se adquirido a partir de GPS: menos de 10 m |
área de cobertura |
toda a superfície da Terra | uma grande porção da terra entre 700 Norte e 700 Sul |
Deteção do evento de Distress
|
o tempo de espera para a detecção é em média de 45 minutos | instantânea |
O EPIRB são capazes de utilizar o sistema combinado que estão agora disponíveis, tendo uma posição do sistema GPS. Eles permitem a detecção de eventos de socôrro instantânea com informações de localização incluída, para que a operação SAR possa começar imediatamente.
COSPAS-SARSAT segmento terrestre
LUT - Local Users Terminal
LEOLUT e GEOLUT Estações terrestres , recebem e processão alertas de socorro em 406 MHz, EPIRB a informação de socorro, incluindo acidentes e identificação, posição e hora UTC, para MCC (Mission Control Centres).MCC - Mission Control Centres
Sua finalidade e função principal é transmitir informações de alerta de socorro dos EPIRB para o MRCC apropriado que coordenará a implantação de unidades de SAR na região de SAR em que a vítima se encontra.