A condição de carga das baterias (pilhas secundárias) devem ser testadas regularmente. Os regulamentos GMDSS estipulam que a tensão de todas as baterias secundárias devem ser lidas e gravadas todos os dia e, no caso de baterias de chumbo/ácido, a medida específica do eletrólito deve ser medida e registrada a cada mês.

A tripulação deve estar ciente de que o equipamento funciona com pilhas (células primárias) e devem ser verificados regularmente para verificar se há vazamento e deve ser substituída de acordo com as datas de validade dadas pelos fabricantes. Peças sobresalientes devem ser transportadas a bordo.

Substituindo as baterias

As baterias devem ser corretamente ligadas ao circuito aos terminais com polaridade positiva ou negativa. Terminais positivo deve ser conectados ao equipamento de conexões positivas e negativas terminais deve ser conectadas a conexões de equipamentos negativos.

Ligar o lado errado danifecará a bateria e os equipamentos.

Carregamento de baterias (pilhas secundárias)

As baterias devem ser recarregadas de acordo com as recomendações do fabricante.

Ao carregar as baterias a polaridade deve ser observada também. Ao conectar um carregador portátil, o fio vermelho ou positivo do carregador deve ir para o terminal positivo e o fio preto ou negativo do carregador deve ir para o terminal negativo. Ligar o carregador na posição incorreta pode danificar a bateria, e poderá até mesmo causar uma explosão.

Recomendações sobre cuidados e manutenção da bateria

  • As baterias devem ser mantidos limpas e secas.
  • As baterias devem ser mantidas em uma caixa de bateria projetada para este propósito e não permitirá que o conteúdo da bateria derrame em qualquer circunstância.

Apenas para células secundárias:

  • Banco de baterias deve ser adequadamente protegido porque as baterias são pesadas e pode ser perigoso para a tripulação e para o navio se ficar solta no caso de uma adernada violenta.
  • Os sinais de corrosão em baterias e perto delas devem ser verificado regularmente.
  • A parte superior da bateria e os terminais devem ser mantidos limpos. Isso impedirá que correntes de fulga fluam entre os terminais da bateria.
  • Os terminais da bateria podem ser protegidos da corrosão com uma fina camada de vaselina.
  • Baterias do navio são geralmente mantidas no porão onde o peso é menor, mas isso as torna muito vulneráveis ​​em caso de inundação ou incêndio. Este é um argumento para ter uma bateria de rádio dedicada na parte superior do navio onde é mais protegido.

Somente para baterias de chumbo/ácido (células secundárias):

  • Baterias de chumbo / ácido devem ser mantidas em uma caixa de bateria projetada para esta finalidade que irá permitir que o gás hidrogênio inflamável escape, e não permitir que a água do mar entre.
  • O nível do eletrólito deve ser regularmente verificado em baterias de chumbo/ácido. Apenas água destilada deve ser usada para se aumentar o eletrólito de outra forma impurezas será adicionada, o que irá encurtar drasticamente a vida útil da bateria.
  • Durante o ciclo de carregamento de baterias de chumbo / ácido, quando o gás hidrogênio é expelido, a área deve ser ventilada bem e a tripulação não deve fumar próximo.
  • Grande cuidado deve ser tomado ao manusear o eletrólito de ácido sulfúrico em baterias de chumbo/ácido. A precaução sensata seria usar luvas de borracha, roupas velhas e óculos de segurança.

Last modified: Saturday, 25 April 2020, 7:50 PM