As baterias são utilizadas nos equipamentos de GMDSS. Elas são muito importantes, porque no caso de estarem descarregadas, os equipamento GMDSS não vão servir para nada. Isto poderia ser extremamente perigoso em uma situação de perigo. Assim, as pilhas devem ser mantidas em boas condições.

As baterias armazenam energia elétrica na forma de energia química. Quando a eletricidade é extraída de uma bateria, uma reação química ocorre no interior da bateria. A bateria continuará a produzir eletricidade até que todos os produtos químicos tenham acabado.

Características das Baterias

A maioria das baterias são feitas de células individuais. Cada bateria, de fato são todas as células que compõem uma bateria, tem um positivo (marcado +) e o negativo (marcado -) do terminal e cada uma das células tem uma voltagem nominal. As unidades são V (Volts). A tensão nominal de uma pilha ou bateria é a sua tensão de operação média. A tensão pode ser muito mais elevada quando a bateria está carregada e é consideravelmente mais baixa do que a tensão nominal quando a bateria estiver quase descarregada. Quantos volts a tensão nominal depende da composição química da célula, por exemplo uma célula de chumbo/ácido terá sempre uma tensão nominal de 2 V.

Quanto a energia uma carga da bateria é chamado de capacidade da bateria. A capacidade de uma bateria é medida pela quantidade corrente, mensurada em A (Amperes), isso pode fornecer a quantidade de horas. As unidades são Ah (Ampere horas). Por exemplo, uma bateria totalmente carregada nominal de 50 Ah pode alimentar um equipamento de 50A por 1 hora. Todas as baterias perdem parte da sua capacidade de produzir eletricidade, enquanto eles estão esperando para ser usado(STAND-BY). Eles sofrem um processo químico que a principal reação é a produção de energia elétrica. Esta é uma reacção auto-destrutiva que lentamente se utiliza dos produtos químicos que são necessários para a reação para a produção de eletricidade. Isto resulta numa perda gradual da capacidade de carga. O uanto se perde de energia por ano varia com o tipo de célula que é utilizada na bateria.

As baterias são normalmente unidas em série e/ou em paralelo para obter características necessárias da bateria como um todo.

Ligação em série

As baterias são ligadas em série para atingir a tensão necessária nominal da bateria como um todo. A tensão da bateria, como um todo, é a soma da tensão das baterias individuais.

Batteries in series

Baterias conectadas em série

Na foto acima, quatro baterias de 1,2 V 1000 mA são ligadas em série. Ou seja, eles são unidas numa cadeia, o terminal positivo de uma bateria ligada ao terminal negativo da seguinte e assim por diante. Isto resulta em que a bateria como um todo tenha uma tensão nominal de 4,8 V (1,2 V + 1,2 V + 1,2 V + 1,2 V) e corrente de 1000mA.

Ligação em paralelo

As baterias são ligadas em paralelo para obter corrente necessária da bateria como um todo. A corrente da bateria, como um todo, é a soma da corrente das baterias individuais.

Batteries in parallel

Baterias conectadas em paralelo

Na foto acima, quatro baterias de 1,2 V 1000 mA são ligadas em paralelo. Ou seja, os terminais positivos de todas as baterias são ligadas entre si e o mesmo representa nos terminais negativos. Isto resulta em que a bateria como um todo tendo uma tensão nominal de 1,2 V e corrente de 4000 mA (1000 mA + 1000 mA + 1000 mA + 1000 mA).

Conexão série/paralelo

A ligação em série e em paralelo é combinada para alcançar a tensão nominal necessário e atual da bateria como um todo.

Batteries in series and in parallel

Baterias conectadas em paralelo

Na foto acima, duas baterias de 1,2 V 1000 mA são ligadas em série por duas vezes e as duas séries são ligadas em paralelo. Isto resulta em que a bateria como um todo tenha uma tensão nominal de 2,4 V (1,2 V + 1,2 V) e corrente de 2000 mA (1000 mA + 1000 mA).

Ligando as baterias no circuito

As baterias devem ser corretamente ligada ao circuito devido aos terminais com polaridade positiva ou negativa. Terminais positivo devem ser conectado as conexões positivas e terminais negativos deve ser conectados as conexões negativas.

Ligar o lado errado danificará a bateria e os equipamentos.

Last modified: Saturday, 25 April 2020, 7:50 PM