O SART (Search and Rescue [Radar] Transponder) é um dispositivo portátil, que é utilizado como um sistema de aviso de perigo. O SART permite que qualquer navio/avião/helicóptero na área para localizar sobreviventes facilmente apenas o uso de seu sistema de radar adequado.

O SART é transportado para o bote salva-vidas quando necessário abandonar o navio em situação de perigo. Deve ser implantado a uma altura de pelo menos 1 m acima do nível do mar e ligado imediatamente em modo de espera. Isto permitirá que o SART responda as transmissões de um radar de banda X do navio/helicóptero/avião em operações SAR. O SART dará indicação clara (depende do modelo do SART) para os sobreviventes no bote salva-vidas.

SIMRAD SA50SIMRAD SA50 SART

Exemplo SART

Quando os radares da banda X (9,2-9,5 GHz) dos navios/helicópteros/aviões estiverem voando pela zona de perigo ou executar operações SAR será detectado pelo SART, ele irá alternar para o modo de transponders. O SART dará indicação sonora e luminosa (depende do modelo do SART) para os sobreviventes no bote salva-vidas.

A resposta do SART é recebido pelos navios/helicópteros/aviões no radar da X-band e aparece como uma linha de 12 pontos igualmente espaçados/arcos/ círculos, em uma linha ligando aos navios/helicópteros, nos planos de localização, com o ponto mais próximo que indica a localização do SART.

Sart signal on the radar

O padrão distinto de "DISTRESS" formado pelo SART aparece na tela do radar X-band

O padrão formado pelo SART na imagem de radar da banda X depende da distância entre o SART (posição B), e o navio/helicóptero/avião (posição A).

SART pattern

Quando a embarcação/helicóptero/avião ainda é maior que uma MN ou longe do SART uma linha de 12 pontos igualmente espaçados aparece.

SART pattern

Quando a embarcação/helicóptero/avião se aproximar de 1 NM os pontos SART começam a mudar para arcos.

SART pattern

Quando a embarcação/helicóptero/avião está no local do SART os arcos transformam em círculos.



Verifique o padrão formado pelo SART aparecer no radar de banda X, dependendo da distância entre o radar de banda X (navio) posição (A) e posição SART (B)


Verifique o padrão formado pelo SART aparecer no radar de banda X, dependendo da distância entre o radar de banda X (helicóptero) posição (A) e posição SART (B)

Medidas a serem tomadas ao receber o sinal SART

Se alguém visualisar um padrão formado pelo SART aparecer em sua tela do radar X-band, ele deveria:

  • informar o MRCC mais próximo ou SRC, mais breve possível (O MRCC irá realizar o controle da operação SAR e dar instruções para o funcionamento eficaz SAR como feedback),
  • tente entrar em contato com os sobreviventes em VHF no CH 16 (sobreviventes podem ter um VHF portátil),
  • tente identificar a localização do SART visualmente (se possível),
  • alterar o curso para procurar o bote salva-vidas no local indicado pelo SART (se possível).

Instalação correta do SART

Para atingir o alcance máximo detectável, o SART deve ser montado verticalmente, pelo menos, 1 m acima do nível do mar. Aumentando a altura do SART irá aumentar a sua abrangência. Isto porque as ondas de rádio transmite usando a linha de visão.

Além disso, o SART não deve ser obstruído por quaisquer objetos de metal ou por um refletor de radar inflável.

Se o SART é montado, pelo menos, a 1 m acima do nível do mar e o navio possui o radar X-band a pelo menos 15 m acima do nível do mar, ele terá uma abrangência de 5 NM. Isso pode ser significativamente aumentado para aproximadamente 40 NM em um helicóptero ou avião voando a uma altitude de 1000 m ou acima.

O SART é normalmente fornecido com uma vara telescópica para habilitá-lo a 1 m acima do nível do mar (montagem externa). O SART também pode ser implantado por um cordão ou cinta dentro da balsa salva-vidas (montagem interna).

Há um cordão ligado ao SART, que permite que ele seja amarrado à balsa salva-vidas para permitir a recuperação em caso de queda do SART na água.

SART Mounting

Montagem do SART: 1 - Montagem Interna, 2 - Montagem Externa

Armazenando de um SART

O SART é normalmente armazenado em um balsa salva-vidas, mais comumente é montado em um ponto de acesso a bordo do navio que lhe permitam ser facilmente transportado para uma balsa salva-vidas quando abandonar a embarcação, por exemplo, ao lado de saída de emergência ou na ponte de comando de um navio.

Um sinal de segurança IMO deve indicar claramente a localização de um SART.

IMO SART Safety sign

SART sinalização de segurança IMO

O SART deve ser montado, pelo menos, 1 m de todos os recursos magnéticos como bússola ou alto-falantes do navio e não deve ser montado dentro do feixe de radar do navio.

Os requisitos da Convenção SOLAS

Embarcações SOLAS menores de 500 toneladas de arqueação bruta deve levar um SART, todos os passageiros do navio e embarcações de carga de 500 toneladas de arqueação bruta e maiores são obrigados a ter dois SART, enquanto ferryboats são obrigados a ter um SART para cada quatro botes de sobrevivência. De acordo com os requisitos de eficiência da Convenção SOLAS, Os SARTs estão equipados com uma bateria, com capacidade de 96 horas no modo standby e 8 horas em modo contínuo de transponder.

Last modified: Saturday, 25 April 2020, 7:50 PM