COSPAS-SARSAT (COSPAS: Space System for the Search of Vessels in Distress; SARSAT: Search And Rescue Satellite-Aided Tracking) é um SAR (Search And Rescue) sistema de satelites utilizando tanto na órbita polar e Geoestacionário (Geosíncrono), que fornece alerta de Distress e informações de localização para o serviços SAR e para a aviação, usuários marítimo e terrestre. Existem actualmente três tipos de balizas de socorro que utilizam o sistema:
  • EPIRB – Emergency Position Indicating Radio Beacon (Marítimo)
  • ELT – Emergency Locator Transmitter (Aéreo)
  • PLB – Personal Locator Beacons (Terrestre)
Estas balizas transmitem sinais de rádio em 406 MHz e são detectados pelo COSPAS-SARSAT de órbita polar e satélites geoestacionários. A informação é posteriormente retransmitida, juntamente com a localização e identificação de acidentes através da base da Terra LUT (Local User Terminals) e MCC (Mission Control Centres) para o MRCC apropriado (Maritime Rescue and Coordinating Centre) que coordena toda a implantação da unidade SAR na região de SAR, onde a vítima está localizada.

Segmento espacial COSPAS-SARSAT

COSPAS-SARSAT sistema utiliza pacotes de SAR em satélites (LEOSAR) Low-altitude Earth Orbit e (GEOSAR) Geostationary Earth Orbit.

LEOSAR and GEOSAR satellites

LEOSAR e GEOSAR satélites na COSPAS-SARSAT Sistemas

LEOSAR

A configuração do sistema LEOSAR compreende de quatro satélites, dois COSPAS (Rússia) e 2 SARSAT (EUA, Canadá e França) perto da órbita polar Norte-Sul, com um período orbital de aproximadamente 120 minutos. As órbitas desses satélites são organizadas para fazer a varredura de toda a superfície da Terra. Os satélites visualizam uma área da terra mais de 6000 km de largura à medida que orbitam o mundo, dando um campo de visão instantânea footprint (como a iluminação a partir de um feixe de luz) sobre o tamanho do continente.

LEOSAR sattelite path

LEOSAR caminho do satélite e footprint

A cobertura não é contínua, devido ao período orbital do satélite. Pela natureza das órbitas polares, o tempo de espera para a detecção, pode ser maior nas regiões equatoriais do que em latitudes maiores, em média, é de 45 minutos.

Quando o sistema detecta o Alerta de socorro LEOSAR , calcula a posição do evento de Distress utilizando as técnicas de processamento de Doppler. O processamento Doppler baseia-se no princípio de que a frequência do sinal de emergência, "ouvida" pelo instrumento do satélite, é afetado pela velocidade relativa do satélite com respeito à baliza. Através da monitorização da variação da frequência do sinal da baliza recebida e conhecendo a posição exata do satélite, o sistema LEOSAR é capaz de calcular a localização da baliza com uma precisão dentro de 5-10 km.

GEOSAR

A configuração do sistema GEOSAR é composto por 4 satélites geoestacionários localizadas a cerca de 36000 km acima da linha do Equador, em diferentes linhas de longitude, dando um footprint instantâneo de toda a superfície da Terra entre 70 Norte e 70 Sul.

GEOSAR satellite coverage map

GEOSAR áreas de cobertura

Em contraste com os satélites LEOSAR os satélites GEOSAR proporciona uma cobertura contínua apenas de uma porção maior da terra entre 700 Norte e 700 Sul com a capacidade de alerta imediato, mas não pode determinar o local do evento de socorro, porque eles são sincronos, com à terra, por isso eles não podem usar técnicas de processamento Doppler. O local do evento de distress deve ser tanto:
  • adquirida pela baliza através de um sistema interno de fixação de posição externa, por exemplo, GPS ou GLONASS, e codificado na mensagem de beacon, ou
  • derivado, com um possível atraso, a partir do Sistema LEOSAR.

Capacidade e comparação do LEOSAR e GEOSAR


LEOSAR

GEOSAR

informação de localização

utilizando técnicas de processamento de Doppler disponível somente se codificados em mensagem beacon

precisão

+/- 5 km
se adquirido a partir de GPS: menos de 10 m

área de cobertura

toda a superfície da Terra uma grande porção da terra entre 700 Norte e 700 Sul

Deteção do evento de Distress

o tempo de espera para a detecção é em média de 45 minutos instantânea

O EPIRB são capazes de utilizar o sistema combinado que estão agora disponíveis, tendo uma posição do sistema GPS. Eles permitem a detecção de eventos de socôrro instantânea com informações de localização incluída, para que a operação SAR possa começar imediatamente.

COSPAS-SARSAT segmento terrestre

LUT - Local Users Terminal

LEOLUT e GEOLUT Estações terrestres , recebem e processão alertas de socorro em 406 MHz, EPIRB a informação de socorro, incluindo acidentes e identificação, posição e hora UTC, para MCC (Mission Control Centres).

MCC - Mission Control Centres

Sua finalidade e função principal é transmitir informações de alerta de socorro dos EPIRB para o MRCC apropriado que coordenará a implantação de unidades de SAR na região de SAR em que a vítima se encontra.

Last modified: Saturday, 25 April 2020, 7:50 PM