A recepção do MSI através do sistema Inmarsat EGC depende de alguns ajustes que podem ser feitos no terminal Inmarsat C. Estas definições devem ser feitas no software Inmarsat, que pode será mostrado na tela do terminal.
A operação do terminal Inmarsat C foi explicado no capítulo Inmarsat. Os seguintes fatores devem ser programados/alterados no software Inmarsat e pode ter influência sobre a recepção de mensagens:
  • Posição e tempo de atualizado da posição,
  • Satélite em que foi feito "log on",
  • Programação do terminal em relação aos tipos de mensagens selecionadas,
  • Programação do terminal em relação à área costeira selecionada (se relevante),
  • Programação do terminal em relação a NAVAREA selecionada e adicional.
A transmissão de EGC MSI é feita para todas as zonas geográficas de todo o mundo, chamada de NAVAREAs METAREAs. Em cada NAVAREA um coordenador é responsável pela coleta de todas as informações MSI e da coordenação da transmissão em uma hora agendada. A transmissão será feita por NAVAREA. O terminal receptor calcula, com base na informação da posição recebida do GPS disponível no terminal, se for correspondente a presente NAVAREA e, se for relevante a MSI , irá mostrar as informações.

Nem todos os satélites são utilizados para a transmissão de MSI para uma única NAVAREA. Por isso, é importante o "log on" no satélite relevante para esta recepção. A informação pode ser encontrada na ALRS Vol.5 (ver apêndice, Mapa de cobertura satélites e NAVAREAs Inmarsat e cronograma de transmissão de mensagens EGC).

Assim como no NAVTEX há uma possibilidade no terminal Inmarsat fazer uma seleção de tipos de mensagens que você gostaria de receber, veja a imagem abaixo.Tipos de mensagens não selecionadas não será mostrada após a recepção. Alguns tipos de mensagens não pode ser "deselecionada", por exemplo, avisos à navegação, avisos meteorológicos e mensagens de SAR.

EGC setup menu
Screenshot de uma tela do terminal mostrando a possibilidade de selecionar os tipos de mensagens EGC.

Em algumas áreas do litoral não haverá nenhum sistema NAVTEX disponível (como no Brasil não possuimos NAVTEX). Nestas áreas é possível usar o sistema EGC para a transmissão de MSI. Para estabelecer o tamanho da área que não muito grande, assim sendo possível estabelecer uma área do litoral dentro de uma NAVAREA. Estas Áreas do litoral poderiam ser selecionadas no terminal se relevante para a recepção de EGC MSI. Apenas a mensagem da área selecionada do litoral será mostrada após a recepção.

navarea
Mapa mostrando exemplo do uso da Área Costeira no sistema SafetyNET

Porque o terminal está calculando se a informação recebida é relevante em relação a posição atual e a informação, pode acontecer de você não ver a informação relevante, porque você não está ao NAVAREA (mesmo se você estiver muito próximo ou na divisa). Portanto, é possível selecionar uma NAVAREA adicional. Você deve ter em mente que a informação será transmitida via satélite e a sua sessão iniciada para receber este MSI, caso contrário, você deve fazer logon neste satélite por um curto período de tempo (isso depende do tempo de transmissão agendada). Não se esqueça de fazer logon no satélite após a recepção da MSI.
Last modified: Saturday, 25 April 2020, 7:50 PM