No sistema Inmarsat, existem muitos tipos de equipamentos e sistemas diferentes em uso. A Inmarsat normalmente consiste de um transceptor e uma antena. O equipamento será conectado ao transceptor depende do tipo de sistema Inmarsat, este poderia ser um computador com monitor e impressora, ou um aparelho de telefone, um fax ou um modem TELEX.

Reconhecemos os sistemas GMDSS aprovados e os sistemas não GMDSS.

sistemas GMDSS aprovado

Os sistemas com aprovação GMDSS são:
Com estes sistemas é possível enviar um alerta de socorro dentro do sistema GMDSS. O sistema Inmarsat C também é usado para a transmissão / recepção de informações de segurança marítima (MSI) no âmbito do sistema GMDSS. Os sistemas com a aprovação GMDSS devem cumprir com os regulamentos relevantes da IMO relativas ao equipamento GMDSS.

A Inmarsat B e F 77 são sistemas que estão usando antena prarabólica. Estas antenas de são colocadas em uma cúpula. Nesta cúpula será possível mover o prato da antena. Ele pode girar horizontalmente e verticalmente, isso é necessário para trazer a antena na posição correta, apontando-o para o satélite Inmarsat preferido. Durante os movimentos do navio, a antena irá mover-se para mantê-lo apontada para o satélite. Esse complexo sistema de antena são grandes e pesados ​​e nem sempre fácil de instalar.
Com estes sistemas, será possível usar: telefone, telex, fax, e-mail, dados e internet.
Os custos dessas ligações ISDN será calculado com base no tempo de duração da ligação entre o navio e a (LES) contactado pelo usuário. Se o MPDS (MPDS = Mobile Packet Data Service, the terminal will be "on line") a função do F 77 tem sido utilizada, os custos serão calculados com base na quantidade de transferência de dados.

Fleet 77 with antenna
Inmarsat Fleet 77 terminal com antena

O sistema Inmarsat C está usando uma antena omnidirecional. Esta antena está transmitindo e recebendo em todas as direções, assim você não precisa apontar na direção do satélite. Este sistema de antena é simples e não é pesado e é fácil de montar. Isso torna muito mais barato comparado ao complexo sistema de antena do Inmarsat B e terminais F77. A intensidade do sinal do sistema Inmarsat C é mais fraca do que os outros sistemas mencionados. Devido ao sinal fraco, você não pode trabalhar online com o sistema Inmarsat C. Este sistema funcionará sempre, isso será explicado mais adiante neste capítulo. O Inmarsat C pode ser usado para, por exemplo, envio de fax, envio / recebimento de e-mails e telex, mas não para fazer chamadas telefônicas. Os custos de mensagens enviadas através deste sistema será calculado sobre o valor total de bytes que foram transferidos.

Inmarsat C ternimal
Inmarsat c tranceiver com antena omnidirecional

Sistemas não GMDSS

Os sistemas abaixo não são GMDSS:
Estes sistemas não GMDSS, será possível usar: telefone, fax, e-mail, transferência de dados e internet.

Inmarsat Mini M terminal

Terminal Inmarsat Mini M
Last modified: Saturday, 25 April 2020, 7:50 PM