O sistema Inmarsat é uma rede de comunicação por satélite.
Ele é usado por navios e também por outros usuários. Este sistema Inmarsat suporta o sistema GMDSS e por isso ele é muito usado em navios abrangidos pela Convenção SOLAS, bem como em navios não abrangidos pela Convenção SOLAS
.
Dentro do sistema GMDSS, o sistema Inmarsat pode ser utilizado para alertar distress na área maritíma A3. As áreas A1 e A2 não estão excluídas do alerta de distress por Inmarsat, mas nestas áreas do sistema GMDSS Oferece soluções melhores para alertar um distress. Também é usado para a transmissão de Informações de Segurança Marítima (MSI) fora da cobertura de uma estação NAVTEX.

História

A Organização Internacional de Satélites Marítimos foi fundada em 16 de Julho de 1979.
Neste momento a Inmarsat assumiu a Marisat-network da empresa americana Comsat
.
A partir deste momento, foi possível para os navios no mar se comunicar via satélite. No início, o sistema só foi utilizado por navios.
Agora a Inmarsat está oferecendo uma ampla gama de produtos / serviços para aviões e outros usuários móveis.
Além das atividades comerciais, a Inmarsat comprometida com a IMO para garantir uma rede de comunicação funcionando 100% para as comunicações de socorro
.

Propagação por satélite

Os serviços Inmarsat usará propagação de 'onda direta "(assim como no" Line of Sight' VHF). Deve haver sempre uma linha direta de visão entre a antena do navio e do satélite utilizado. Por essa razão, as antenas devem ser instaladas em local aberto da superestrutura ou outras obstruções. A cobertura para fins de GMDSS é considerado confiável até latitudes de 70 graus Norte e 70 graus Sul (não assumindo 'na sombra' de montanhas, terreno ou edifício), embora o serviço muitas vezes pode ser acessado mais ao norte ou ao sul do que os mencionados 70 graus. Quanto mais longe você estiver do equador, menor o ângulo de visão da antena para o satélite, e maior a possibilidade de perder de vista o satélite quando perto de terra ou outra obstrução.

Satellite positions
Satélites Inmarsat estão a 36 mil quilômetros da Terra

A imagem acima mostra a posição dos quatro satélites Inmarsat. Estes satélites em órbita geoestacionária estão situados em uma posição fixa acima do equador.
Last modified: Saturday, 25 April 2020, 7:50 PM