A DSC é usada para vários alertas, e estas são:
- Automática em vez de manter escuta de rádio disponível constantemente.
- Alertas usando DSC são muito rápidos (cerca de 0,5 segundos na freqüência de VHF marítimo) e não ocupam tanto tempo como uma chamada de voz. Isto é muito importante, particularmente em áreas onde os canais VHF são congêstionados.
- A ajuda pode ser solicitada rapidamente com um toque no botão "Distress".
- Diversas categorias de alerta estão disponíveis na seguinte ordem de prioridade: socorro, urgência, segurança e rotina.
Os seguintes alertas VHF DSC estão disponíveis (quem estamos chamando?):
- TODOS OS NAVIOS – um alerta para todos os navios que estão dentro da cobertura VHF da estação de envio do alerta
- INDIVIDUAL – um alerta endereçado e recebido por apenas uma estação de rádio VHF
- GRUPO – um alerta dirigido e recebido por todos os navios como um grupo MMSI dentro da cobertura VHF
- GEO – um alerta para uma área geográfica específica recebida por todas as estações dentro dessa área
Os tipos de alertas DSC estão relacionados a uma categoria de prioridade especial.
Categorias e prioridades de Alertas DSC :
- DISTRESS – indica que uma pessoa ou um navio, está em perigo grave e iminente e requer assistência imediata (a mais alta prioridade normalmente transmitida para todas as estações)
- URGENCY – Indica uma chamada urgente a respeito da segurança de uma pessoa ou embarcação (pode ser transmitida a todos os navios, de uma área geográfica ou a uma estação individual)
- SAFETY – indica uma chamada sobre MSI (Maritime Safety Information), por exemplo, previsão meteorologica / aviso a navegação (pode ser transmitida a todos os navios, em uma área geográfica ou a uma estação individual)
- ROUTINE – indica uma chamada com o menor prioridade, a comunicação de rotina, por exemplo, uma chamada de ligação RT através de uma CRS da costa com a rede telefônica (normalmente transmitida a todos os navios ou para uma estação individual)
Alertas DSC são utilizados para chamar a atenção automaticamente de um rádio operador, de modo que a comunicação de voz é logo estabelecida.
Os alertas são gerados pelo rádio VHF DSC. Sua função pode ser considerada como um cruzamento entre um telefone normal e um rádio VHF marítimo RT tradicional combinado em uma unidade. As funções DSC através do controlador DSC ou Modem, que simplesmente envia uma rajada de código digital no CH 70VHF que, aciona automaticamente outro rádio DSC
Uma vez que o alerta DSC foi aceito ou reconhecido, você deve usar fonia no rádio da maneira normal enviando mais informações.
Se o alerta não for reconhecido por qualquer motivo, ele permanece sem resposta, mas os detalhes serão armazenados na memória ou no registro de alertas recebidos.
Prática do simulador de rádio VHF
Para utilizar as funções DSC, o rádio VHF deve estar em DSC MODE. Pressione a tecla de função superior até o rótulo Rad aparecer no visor.Existem várias classes de controlador DSC, cada um com diferentes aplicações. O rádio VHF utilizados no simulador tem um controlador DSC mais comum de classe D que não suporta alguns recursos que são suportados pelos controladores de Classe A DSC (que são indicados nos capítulos seguintes).
Os exemplos a seguir indicam os regulamentos para a criação de diferentes categorias de alertas DSC e chamadas de voz e transmissões que seguem posteriormente. Instruções práticas para criação de DSC para cada tipo de alerta é indicado nos capítulos seguintes.