RT Socorro, urgência e segurançaO CH 16 VHF está disponível exclusivamente para RT de socorro, urgência e segurança. Após a chamada de prioridade DSC , apenas as informações importantes para todas as estações poderiam ser transmitidas neste canal. Todos os navios abrangidos pela Convenção SOLAS são obrigados a monitorá-lo constantemente, para embarcação menores é altamente recomendável. Este canal nunca deve ser usado para tráfego, etc! NOTE: Após o ano de 1999, o canal 16 não é mais utilizado para chamadas. Embarcações devem usar DSC para chamar outra embarcação, CG ou CRS.

DSC de socorro, urgência, segurança e alertas de rotinaO CH 70 VHF está disponível exclusivamente para alertas de socorro DSC, Urgência, Segurança e apenas chamadas de rotina. Este canal não deve ser usado para comunicações RT, por isso é impedido pelo próprio equipamento de transmitir.

NAVIO-NAVIOutilizado para comunicações de rádio entre navios no mar. Quando um navio chama outro navio através do DSC, o navio que foi chamado deverá definir o canal de tráfego para a comunicação em RT. Este canal deve ser simplex.O CH 13 VHF deve ser utilizado apenas para a segurança da navegação.

Correspondência Pública - CRS (Coast Radio Stations) – faz a interconexão das embarcações, com as principais redes de telecomunicações em terra; fornece facilidades para rádios VHF em teste; transmite as previsões meteorológicas, e os avisos de navegação e coordenação SAR, coordenação Marítima, conselho médico ou assistência técnica; receber relatórios de viagem, e emitir ETA (Estimated Time of Arrival), assim por diante. NOTA: Quando CRS chama um navio com DSC, recomenda-se que envie sua posição para ele. Para a comunicação RT um navio deve usar canal escolhido pelo CRS (normalmente duplex).

CG (Coast Guards) - Pode fornecer as mesmas facilidades que CRS com exceção da conexão com as redes de telecomunicações em terra , nas regiões costeiras onde não há CRS. Quando o navio chama a CG com DSC, recomenda-se enviar sua posição. Para a comunicação em RT um navio deve usar o canal escolhido pela CG ( podendo ser simples ou duplex).

Operações Portuárias Fornece serviços de comunicação de rádio com os operadores portuários, pilotos, rebocadores, estações de pilotos e todos os serviços VTMS (Vessel Traffic Management Services). Quando navio chamada outra estação com DSC, recomenda-se que a posição seja enviada. Para a comunicação RT, um navio deve usar um canal dado pela estação chamada. (geralmente simplex).

Comunicação interna a bordo Utilizada para a comunicação de rádio de (HT) usando VHF portátil. (apenas simplex canais, menos no CH 16 VHF)

Marinas Fornecer disponibilidade de lugares de poita e pier, para a veleiros , instalações portuárias e assim por diante. Marinas do Reino Unido utilizam o CH 80 VHF. Canais VHF dedicados estão disponíveis para áreas geográficas específicas, por exemplo CH M (157,850 MHz) e CH M2 (161,425 MHz) são canais "privados" que foram alocados pelo governo do Reino Unido especificamente para uso em marinas, clubes náuticos e embarcações de recreio. No mar Adriático o canal 17 é usado para este tipo de comunicação.

MSI (Maritime Safety Information)Isso inclui previsões meteorológicas e transmissões de avisos a navegação e informações SAR. Normalmente transmitida por RT para todas as estações, por CRS em terra, ou pela CG sobre canais de trabalho, em horários regulares publicados ou indicados pelo alerta do DSC em VHF CH 70. Ao navegar na parte centro-leste do Mar Adriático. Split Harbour Master’s Office transmite contínuamente informações do tempo em voz gravada, para as águas costeiras da Croácia em croata, Inglês, Italiano e Alemão no CH 67 VHF. Essas transmissões são feitas ao longo do ano e são repetidas aproximadamente a cada 10 minutos com as fitas sendo atualizados as 0700 horas, 1300 horas e 1900 horas LT (hora local). As Informações da transmissão inclui um breve relatório da situação das 24 horas da previsão do tempo e um curto relatório da pressão barométrica.

SAR (Search And Rescue) - Usada para operações de busca e salvamento e de combate à poluição. O CH 67 VHF foi alocado no Reino Unido, não só para a comunicação NAVIO-NAVIO, mas também para CG e SAR se necessário. Se necessário, CG pode indicar qualquer outro canal também. O CH 06 VHF é designado para ser usado para a comunicação com as aeronaves em caso de ação SAR. NOTA: Em caso de ação SAR, não use os canais por outras razões do que para comunicações de socorro.
Last modified: Saturday, 25 April 2020, 7:50 PM