O globo é dividido em 24 fusos horários, a cada 15 º. O meio 0 hora UTC passa pelo meridiano de Greenwich, por isso também é chamada de Greenwich Mean Time (GMT) ou, oficialmente, unidade de Tempo Coordenada (UTC). A partir desta zona há zonas numeradas 1-12 leste do UTC e de -1 a -12 para o oeste.A linha entre +12 e -12 é a Linha Internacional . Alguns países não seguem rigorosamente este sistema recomendado e tem o seu próprio fuso horário(Ex., A Índia tem o fuso horário de +5 h 30 min, enquanto Nepal tem 5h 45 min). Muitos países utilizam o horário de verão que começa na Primavera.

Cada navio tem sua própria hora local. Normalmente, é a mesma hora que no país onde o navio está, mas quando o navio navega entre os portos com fuso horário diferente, o mestre decide a hora local atual. Os operadores de radiotelefonia deve estar familiarizado com a Unidade de Tempo Coordenada (UTC), que antigamente era conhecida como (GMT).Na maioria dos casos, até mesmo em hora local as comunicações utilizam UTC, que pode ser abreviado, e ou substituindo por Z para UTC; Ex., “UM QUATRO QUATRO SEIS ZULU”, para 1446 UTC.

Apenas transmissões estritamente locais de importância local devem usar hora local, e cada registro de hora deve ser seguido pela expressão “local time”.
por exemplo, 1:36 p.m. hora local será expressa como 1346, “UM TRÊS QUATRO SEIS: local time”.
Last modified: Saturday, 25 April 2020, 7:50 PM