Um prefixo de chamada é a identidade única alfanumérico que pertence ao navio e atua da mesma maneira como o número de registo de um carro. O prefixo de chamada permite que dois navios com o mesmo nome possam ser identificados . O prefixo de chamada também é útil quando o nome real embarcação é difícil de entender. Ele pode ser usado em procedimento de identificação em todos os meios de comunicação.

Estes prefixos de chamada são emitidos pelas autoridades competentes do país de registo da embarcação e podem ser referenciadas a um banco de dados de informações sobre o navio e proprietários etc.

Se um navio não tem seu próprio prefixo de chamada, o proprietário do navio deve solicitar um prefixo de chamada nas autoridades competentes antes dos novos equipamentos de comunicação serem usados no navio.

Cada prefixo de chamada começa com o prefixo alfanumérico que indicam sua nacionalidade, ex: prefixos usados no Reino Unido são: 2, G, M, VP-VQ, VS, ZB-ZJ, ZN-ZO e ZQ. Os prefixos são geralmente seguido de 2 a 3 caracteres alfanuméricos.

Por exemplo, Cunard Lines Queen Mary 2 prefixo W6RO.

também as CRSs (Coast Radio Stations) usando comunicações terrestres, têm o seu próprio prefixo, e pode ser solicitada por qualquer estação de rádio e embarcações.

Por exemplo, the Niton CRS no United Kingdom prefixo GNI.

Todos os prefixos de indicativos de chamada estão disponíveis no apêndice.

Todos os tipos de identificações de navio e CRS, ​​estão disponíveis no site da ITU (www.itu.int/ITU-R/go/mars/en) em MARS (Maritime mobile Access and Retrieval System) em seu banco de dados. Detalhes de cada navio, com uma estação de rádio registrada pode ser encontrada aqui. A base de dados inclui dados sobre o prefixo de um navio, MMSI, números Inmarsat e muito mais.
Last modified: Saturday, 25 April 2020, 7:50 PM