O comprimento de onda da freqüência da faixa de VHF é de aproximadamente 2 m. Na prática, isto significa que o comprimento de uma antena de VHF (antena dipolo) para um rádio VHF, não precisa ser maior do que metade desse comprimento, cerca de 1 m no total, o que faz com que as comunicações de rádio em VHF, perfeita e adequada para todas as embarcações de grandes navios de passageiros e o menor barco de pesca ou iate.

Ondas eletro-magnéticas com pequeno comprimento de onda, tais tendem a viajar ou se propagam em uma linha quase reta entre Tx e Rx, e só propagar para a linha de visão. Estes espaço de ondas, como elas são chamadas, não atravessa obstaculos, tais como montanhas ou grandes edifícios, mas pode ser refletida por essas estruturas. Por estas razões, é melhor para a antena VHF no ponto mais alto do local, a fim de obter a maior alcance nas comunicação (em Tx e Rx).



Coloque o mouse em qualquer navio ou a torre CRS Tx / Rx em terra e você perceberá que o barco de cor vermelha está fora do alcance de comunicação de rádio da torre da CRS Tx / Rx. Todos os outros navios são capazes de se comunicar por rádio com a torre CRS Tx / Rx, ou porque estão fisicamente mais proximo do CRS do que o barco de cor vermelha ou suas antenas estão mais altas para obter uma boa linha de comunicação com eles. Se o barco de cor vermelha estiver fora da faixa de visada de comunicação de rádio do VHF, ou a partir de cada uma das outras embarcações, então qualquer socorro, urgência, segurança ou alertas de rotina ou chamadas a partir dele não poderá ser ouvida.A distancia das comunicações de rádio VHF (Distância da antena para o horizonte visível) é calculado pela seguinte fórmula (o símbolo significa raiz quadrada):

Distancia [NM] = 2.25 x √altura da antena [m]

Ao calcular a distancia entre as duas antenas, a abrangencia de ambas as antenas deve ser utilizada a fórmula asseguir:

Distancia entre duas antenas em [NM] = 2.25 x (√altura da antena I [m] + √altura da antena II [m])

Exemplo: A distância entre a antena navio (30 m acima do nível do mar) e CRS antena (62 m acima do nível do mar) é 2.25 x (√30 + √62) = 30.04 NM

VHF transmission range

A abrangencia da comunicação em VHF no mar pode variar muito entre diferentes tipos de embarcação e entre diferentes tipos de CRS. Isto é devido aos diferentes alturas de antenas (h) em uso, depende do tamanho das embarcações e as localizações das CRS. Em condições normais o VHF alcançará normalmente entre 20 a 30 NM.


A banda maritima de VHF, abrange de 156 MHz a 174 MHz, contém 57 canais CH VHF numerados consecutivamente a partir de CH 1 ate CH 28 e de CH 60 a CH 88.


Last modified: Saturday, 25 April 2020, 7:50 PM