A comunicação via rádio tambem conhecida como RT (Radio Telefonia) usa um Tx (rádio transmissor) para enviar ondas de rádio em uma determinada freqüência para um (receptor de rádio) Rx para receber as ondas na mesma freqüência. As ondas de rádio consistem de energia eletromagnética e divididas em bandas e frequências específicas dentro do espectro de freqüência de rádio. A freqüência significa que o número de ciclos de uma onda por segundo. Por exemplo, o VHF maritimo RT funciona dentro do espectro de frequências de rádio maritimo, que se estende entre 156 MHz a 174 MHz.


O comprimento de onda da freqüência dentro do espectro de radiofreqüência é obtido pela seguinte relação:

Comprimento de onda [m] = Velocidade de uma onda electro-magnética em vácuo (300 x 106 m/s) / Freqüencia [Hz=1/s]

Exemplo:Comprimento de onda na freqüência de 160 MHz é (300 x 106) / (160 x 106 ) = 1,875 m

As comunicações terrestres GMDSS utilizam o VHF (Very High Frequency - 30 MHz a 300 MHz), HF (High Frequency - 3 MHz a 30 MHz) e MF (freqüência média - 300 kHz a 3 MHz).

spectrum

A imagem completa do espectro radioeléctrico, incluindo VHF, HF e MF

A propagação é o termo usado para se referir ao movimento das ondas de rádio a partir de um transmissor para um receptor.
Para os propósitos do LRC três tipos de propagação são observadas:

  • Propagação de onda direta (DIRECTWAVE)
  • Propagação de onda terrestre (GROUNDWAVE)
  • Propagação de onda ionosférica (SKYWAVE)

propagation

A Maioria das comunicações marítima, na faixa de 50 MHz e acima (VHF) utilizam a onda (onda direta) como tipo de propagação, que funciona onde não há obstáculos físicos se interpondo entre Tx e Rx.

Propagação
de ondas terrestres são usadas em distâncias mais longas em que a curvatura da Terra entra em jogo. A propagação de ondas terrestres são utilizadas para a comunicação em MF. O alcance da propagação sobre a terra depende do relevo e obstruções (colinas, etc), enquanto que no mar, o 'terreno' é plano, a distância é sempre maior.

Sky-wave propagation is affected by ionospheric reflection. Variations in propagation length occur according to such factors as time of day, year, sunspots as well as other ionospheric conditions. Sky-wave propagation is common for HF communication.


Propagação de ondas ionosféricas é afetada pela reflexão da ionosfera. As variações de comprimento de propagação ocorrer de acordo com factores tais como a hora do dia, ano, manchas solares, assim como outras condições ionosféricas. Propagação de ondas ionosfericas são comum para a comunicação em HF.

propagation

Tipos de propagação entre o espectro radioeléctrico.

Last modified: Saturday, 25 April 2020, 7:50 PM