Os operadores de GMDSS são obrigados pelas Convenções IMO e SOLAS, possuir um certificado de operador, Estes certificados provam que a pessoa possui as competências, conhecimentos e habilidades práticas assim dando o direito de operar os equipamentos GMDSS. Na carreira marítima, os operadores podem obter um dos seguintes certificados de rádio:

  • GOC (General Operator’s Certificate): exigido em navios SOLAS que operam também fora da área A1 GMDSS,
  • ROC (Restricted Operator’s Certificate): exigido em navios SOLAS que operam apenas dentro da área A1 GMDSS,
  • LRC (Long Range Certificate): exigido em navios que não abrangem a Convenção SOLAS, e que operam também fora da área A1 GMDSS,
  • SRC (Short Range Certificate): exigido em navios que não abrangem a Convenção SOLAS, e que operam apenas dentro da área A1 GMDSS,
  • VHF (Restricted radiotelephone operator's certificate (VHF): um certificado semelhante ao SRC que comprova apenas a competência para operar o rádio VHF DSC - em alguns países, não são reconhecidos.

Os certificados são emitidos pelas agências nacionais (na maioria dos países de Telecomunicações), com provas. Estas provas abrangem conhecimentos práticos, teóricos, leis entre outros, porem podem variar entre os países. Os certificados nunca expiram, com exceção dos certificados (GOC, ROC), que são necessários em navios SOLAS que necessitam reciclagem periódica.

Last modified: Saturday, 25 April 2020, 7:50 PM