Após a introdução do equipamento de rádio a bordo de navios a segurança no mar foi aumentada. No início do uso da comunicação via rádio a bordo dos navios e a forma de como um pedido de socorro foi solicitado para as organizações de busca e salvamento não foram bem organizadas. Foi com base principalmente em navio para navio alertando nas frequências de emergência atribuídas. Muitas vezes, não houve recepção ou nenhuma ação após a transmissão das chamadas de socorro. Para resolver este problema, o GMDSS (Global Maritime Distress and Safety System) foi introduzido.

O
GMDSS é uma parte importante das
convenções IMO (Organização Marítima Internacional) e SOLAS (Safety Of Life At Sea) . Este sistema é um acordo internacional que abrange um conjunto de procedimentos de segurança, tipos de equipamentos e protocolos de comunicação utilizados para aumentar a segurança e tornar mais fácil o resgate de navios em dificuldades.

O GMDSS fornece métodos e procedimentos de alerta via rádio para alertar as bases MRCCs (salvamento marítimo e Centros de Coordenação), CRS (estações de rádio Costeira) e embarcações na vizinhança que um navio necessita ajuda. Este tipo de alerta de emergencia vai garantir um rápido e eficiente acionamento de redes de resgate como SAR (busca e salvamento). Todas as atividades envolvidas no resgate são organizadas por SAR MRCCs e MRSCs (Marítimos resgate Sub Centros) dentro de áreas marítimas de navegação especificadas normalmente no litoral proximo a costa.

O GMDSS também oferece a transmissão automática de MSI (Informações de Segurança Marítima) para embarcações no mar proxima as CRSs.

O GMDSS define os requisitos de equipamentos de rádio obrigatório para todos os navios abrangidos pela Convenção SOLAS no mar, dependendo da área de GMDSS mar em que operam.

As embarcações que obedecem as convenções SOLAS são todos os navios de carga de 300 GT e acima, inclusive todos os navios de passageiros (com algumas exceções). Definição detalhada embarcações SOLAS podem ser encontrados em ALRS Volume 5.


Navios não abrangidos pela Convenção SOLAS não precisam cumprir os requisitos GMDSS equipamento de rádio, mas será cada vez mais importante utiliza-lo, assim aumentando a segurança no mar.


Alguns países tem incorporado o GMDSS como requisitos de equipamentos para em sua legislação nacional maritima, e exigido para os navios não abrangidos pela Convenção SOLAS sob sua bandeira. Por exemplo, em muitos países, iates fretados sob sua bandeira deve levar rádio VHF.
Last modified: Saturday, 25 April 2020, 7:50 PM