Ondas eletro-magnéticas com pequeno comprimento de onda, tais tendem a viajar ou se propagam em uma linha quase reta entre Tx e Rx, e só propagar para a linha de visão. Estes espaço de ondas, como elas são chamadas, não atravessa obstaculos, tais como montanhas ou grandes edifícios, mas pode ser refletida por essas estruturas. Por estas razões, é melhor para a antena VHF no ponto mais alto do local, a fim de obter a maior alcance nas comunicação (em Tx e Rx).
Distancia [NM] = 2.25 x √altura da antena [m]
Distancia entre duas antenas em [NM] = 2.25 x (√altura da antena I [m] + √altura da antena II [m])
Exemplo: A distância entre a antena navio (30 m acima do nível do mar) e CRS antena (62 m acima do nível do mar) é 2.25 x (√30 + √62) = 30.04 NM

A abrangencia da comunicação em VHF no mar pode variar muito entre diferentes tipos de embarcação e entre diferentes tipos de CRS. Isto é devido aos diferentes alturas de antenas (h) em uso, depende do tamanho das embarcações e as localizações das CRS. Em condições normais o VHF alcançará normalmente entre 20 a 30 NM.
A banda maritima de VHF, abrange de 156 MHz a 174 MHz, contém 57 canais CH VHF numerados consecutivamente a partir de CH 1 ate CH 28 e de CH 60 a CH 88.